terça-feira, 14 de setembro de 2010

GEOGRAFIA

Angola situa-se na costa atlântica Sul da África Ocidental, entre a Namíbia e o Congo. Também faz fronteira com a República Democrática do Congo e a Zâmbia, a oriente.
O país está dividido entre uma faixa costeira árida, que se estende desde a Namíbia chegando praticamente até Luanda, um planalto interior úmido, uma savana seca no interior sul e sudeste, e floresta tropical no norte e em Cabinda. O rio Zambeze e vários afluentes do rio Congo têm as suas nascentes em Angola. A faixa costeira é temperada pela corrente fria de Benguela, originando um clima semelhante ao da costa do Peru ou da Baixa Califórnia.
SAVANAS
Catástrofes naturais: Entre as províncias de Huíla e do Cunene existe o Huíla Plateau que devido à grande precipitação, em certas alturas do ano existem cheias, nomeadamente na zona de Mupa, onde existe um Parque Nacional para proteger a sua zona alagadiça.
A maioria dos rios de Angola nasce no planalto do Bié. Os principais são: Cuanza, Cuango, Cuando, Cubango e  Cunene.O território de Angola situa-se na costa ocidental de África, encontrando-se limitado entre os Paralelos 4 graus e 22 minutos e 18 graus e 03 minutos de latitude sul, entre os meridianos 11 graus e 41 minutos e 24 graus e 05 minutos Este de Greenwich.
Problemas ambientais: Entre muitos outros, temos como principais problemas ambientais, a falta de água potável por deficiente retenção da mesma em reservas que servem as populações e não tanto por falta desta, situação que agora com a Paz, esta situação já criou, em 1987, uma epidemia de cólera em Luanda. A erosão do solo devido à desflorestamento provocada pelo corte de madeiras para exportar, nomeadamente nas zonas do norte de Angola e no território de Cabinda, e deficiente gestão florestal, para além do corte as queimadas provocadas pelos agricultores, as pastagens intensivas de gado, o abastecimento de madeira para combustível caseiro de grandes concentrações de refugiados junto ás grandes cidades e o aumento do deserto do Namibe a sul são as outras causas para o aumento da desertificação.
Esta situação agravada pela guerra civil e pela pressão populacional em certos pontos onde havia uma riqueza de biodiversidade, fez com que esta diminuísse substancialmente. As pressões populacionais a falta de tratamento dos esgotos e o pouco cuidado na extração dos recursos naturais como o ouro, os diamantes e petróleo levantam grandes problemas em termos de poluição pluvial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário